back Voltar ao Blog



Dança do Ventre mobile, uma app para aprender a dançar


A forma de dança, chamada em árabe de "Raqs Sharqui" (dança do oriente), existe provavelmente há milhares de anos e, como tal, as teorias da sua origem não são consensuais. A mais comum é que surgiu na Índia e de lá foi difundida pelos ciganos mas há também quem defenda que nasceu no Antigo Egito.

Tal com a Dança do Varão - ver artigo: Dança do varão: uma dança exigente, apelativa e muito muito sexy- a dança do ventre também ganhou má reputação, muitas vezes conectada ao burlesco (que incita ao riso por ser ridículo).

Preconceitos à parte, esta é uma dança que conquistou Portugal: os workshops multiplicaram-se, as performances em casamentos ou festas são uma constante e há cada vez mais bailarinas a experimentar.

Saia comprida, tecido leve, folhos, longos cabelos soltos, cores vivas e movimentos sinuosos. Imagine o seu corpo a desenhar curvas contínuas, figuras, linhas circulares e agora separe o movimento de ombros, anca, braços e mãos. Difícil?

É para isso que existem as novas tecnologias... para nos facilitar e embelezar a vida.

Para a plataforma Android, Google Play, faça download da aplicação 'Dança do Ventre'. Das várias que experimentei, esta parece-me a mais interessante. As lições, em vídeo e maioritariamente em língua inglesa, dividem-se em iniciantes e nível avançado.

As bailarinas/professoras são pacientes mas caso ache que estão a ir demasiado depressa para si... pode sempre carregar no pause. É uma das muitas vantagens das tecnologias, seguem as nossas ordens!

Flor
Artigo escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico.
Terça, 03 de Dezembro, 2013 por Flor
local Ligações
Orientais